E agora, Instagram sem curtidas?

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Quem muda primeiro? O comportamento do usuário ou as Redes Sociais?

O que vem deixando os usuários e organizações inquietos foi o anúncio feito pelo Instagram durante a Conferência F8 do Facebook. Durante o evento os responsáveis pela rede social avisaram que serão realizados testes retirando as curtidas vistas hoje, publicamente.

Conforme o Instagram, ainda não é uma mudança efetiva, mas sim um teste. A rede social pretende testar medidas para tirar a pressão por likes de cima de seus usuários, tirando o foco da “corrida por curtidas” e popularidade. Assim visa dar maior liberdade para a expressão que é o real objetivo das redes sociais.

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Como funcionará?

Atualmente a visualização dos likes é acessível para todos os usuários da plataforma, o que modificaria é que essas curtidas não apareceriam mais para o público.

Em todo caso neste novo modelo o usuário conseguiria acessar essa métrica e teria o controle sobre o seu público de forma privada.

Ainda não há previsão para os testes serem feitos no Brasil. Mas só a possibilidade de testes já deixou influencers e marcas atentos e ansiosos com a mudança.

Mas essa mudança afetará minha marca?

Tendo em vista o crescimento do Instagram para as marcas de pequeno e grande porte e a presença maciça dos influencers, toda essa inquietação tem motivo. Afinal as curtidas são medidas que ajudam as marcas e os influentes que trabalham com a rede a medir o engajamento do seu público e conquistar relevância.

Em 2019, o Instagram é visto como umas das Redes Sociais com maior tendência de crescimento.

Segundo o estudo Mídias Sociais 360º da Faap, a interação por post dentro do Instagram é maior que a interação dentro do Facebook e as marcas estão fazendo mais postagens do que as celebridades.

Além desse crescimento da presença digital das marcas no Instagram, elas estão experimentando novos formatos mais próximos do entretenimento e educacional, dentro da plataforma.


Como se adaptar as mudanças?

A dica da nossa Agência de Marketing é simples: fique de olho no conteúdo e amplie seu conceito de métricas!

Cada rede social tem um foco diferente, assim como formas diferentes de mensuração. No Instagram desde 2016, a segmentação de conteúdos são feitas por 3 fatores:

  • gênero (moda, gastronomia, fitness)
  • envolvimento (nível de curtidas e comentários)
  • tempo de visualização (interação entre o usuário e post)

Com a mudança anunciada, a métrica de interação será crucial! E as forma de medir o envolvimento se modificará, já que não importará tanto a quantidade de curtidas, mas sim a relevância do conteúdo e se ele gera interação!

Quanto as medida de interação possivelmente serão feitas pelos comentários e compartilhamentos.

Com efeito todas essas mudanças visam a melhor experiência do usuário, e não é necessário ficar desesperado. Toda mudança traz um aprendizado. Talvez saber focar em conteúdo e pensar mais em seu público seja uma lição!

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